sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Vamos do início

Bem pessoal... para o meu primeiro post no blog eu resolvi dar uma revisada do início sobre do que se trata a programação de aplicativos em Python para Symbian. Espero que gostem.. vamos lá.
  • Python
Python é uma linguagem de programação interpretada e que suporta orientação a objetos, não é somente utilizada em dispositivos móveis mas também para aplicações desktop.
Como principais características da linguagem podemos citar: clareza de sintaxe, tipos de dados de alto nível (listas, tuplas, dicionários, etc), a utilização de módulos que reunem funções para cada tipo de operação específica, entre outras.
Através da linguagem Python também é possível utilizar bibliotecas da linguagem C++ aumentando ainda mais a sua capacidade de utilizar os recursos do Sistema Operacional.

  • Por que Python?
Essa resposta depende do ponto de vista de cada pessoa, mas na minha opinião pessoal eu escolhi a linguagem Python por ser clara e simples de se aprender, ao contrário da linguagem C++, por exemplo.
Poderiamos utilizar também a linguagem Java, mas esta dá acesso limitado as funções do sistema operacional, tornando os aplicativos mais limitados.
Além de disso, podem os ainda, se desejarmos, utilizar pontes de outras linguagens com python para suprir quaisquer que sejam as necessidades do aplicativo.

  • O que podemos fazer com o tal do Python ?
Boa pergunta... posso citar alguns exemplos: podemos manipular eventos de teclas, fazer conexões bluetooth ou wi fi, mandar mensagens SMS, acessar a câmera, fazer chamada s, utilizar informações de contatos e calendário, localizar o aparelho através do sinal GPRS, desenhar gráficos na tela, enfim ... poderia passar o dia todo aqui ... =)

Sugiro que vocês dêem uma olhada no vídeo do meu xará aqui no blog e baixem o ambiente de desenvolvimento IDLE para começar a praticar programação (ele explica direitinho lá on de baixar). Eu particularmente recomendo esse ambiente pois é de fácil utilização e bastante intuitivo.
Agora que tal uma breve introdução ao python ? Não ainda para dispositivos móveis, mas sim para sabermos como funciona a sintaxe da linguagem e nos nos familiarizarmos mais.


  • Começando a programar em Python
Vamos abordar uma introdução informal à linguagem de programação Python para aprendermos a sintaxe da linguagem e assim poder utilizá-la de maneira mais produtiva mais adiante em que a programação será especialmente focada para os dispositivos móveis, mai s especificamente nos aparelhos da Serie 60.
Em Python, os comentários são explícitos no código pelo caractere ‘#’. Um comentário pode ser utilizado no início de uma linha, depois de um espaço em branco, mas nunca dentro de uma string:




Na Figura anterior, além de mos
trarmos como expressar um comentário no código, também vimos como é feita a atribuição de variáveis a um determinado valor. Na linha do segundo comentário, vimos que uma variável de qualquer nome pode receber um número como valor sem a necessidade de atribuir um tipo a esta variável, por exemplo, string, int, float. Na linha abaixo do terceiro comentário, vimos que uma variável também de qualquer nome pode receber um conjunto de caracteres como valor, uma string. Esta que em Python pode ser atribuída a uma variável, delimitando um conjunto de caracteres por aspas simples ou duplas. Na versão 2.0 do Python, um novo tipo foi introduzido, o objeto Unicode, que pode ser usado para manipular e armazenar dados Unicode, que significa representar qualquer sistema de escrita existente, e se integra muito bem aos demais objetos stringstrings que irão aparecer na tela do dispositivo. Criar str ingsstring normal, basta inserir o caractere ‘u’ antes das aspas que delimitam uma string convencional pré-existentes, salientando que o Symbian OS utiliza o Unicode para as strings que irão aparecer na tela do dispositivo. Criar strings Unicode é tão simples quanto criar uma string normal, basta inserir o caractere ‘u’ antes das aspas que delimitam uma string convencional.


Agora, iremos começar com o s comandos básicos para iniciar a programação de aplicativos em Python. O primeiro comando que abordaremos é o comandoprint’. Ele escreve na tela uma seqüência de caracteres ou números atribuídos a uma variável. Vejamos o exemplo de como utilizamos esse comando e a saída esperada:


Agora iremos ver como funciona uma das seqüências de fluxo mais conhecidas pelas linguagens de programação, o ‘if’. A estrutura do comando ‘if’ é basicamente igual a utilizada em outras linguagens apenas com algumas variações:

Podem-se utilizar várias ou nenhuma das seções ‘elif’, que é a abreviação do comando ‘else if’. A seção ‘else’ é opcional. Uma seqüência ‘if...elif...elif...’ substitui as construções ‘switch’ e ‘case’ encontradas em outras linguagens de programação.

Com o básico da linguagem coberto pelos exemplos anteriores, veremos como definir uma função em Python. A palavra reservada ‘def’ serve para definir uma função, ela deve ser seguida pelo nome da função, a lista de parâmetros a ser analisada entre parênteses e dois pontos:


Acho que por hoje é só pessoal ... na próxima eu vejo se o meu xará continuou o meu assunto ou não, e aí venho falar sobre os módulos python =)

Espero que tenham gostado e um abraço.

5 comentários:

Rafael Tavares disse...

Muito bom, xará! Parabéns mesmo! Já to esperando o tutorial de módulos ... estou para fazer um vídeo hoje tbm =]

Abraços!

Anônimo disse...

Valeu RA!!!!
Gostei da introdução sobre python que postou!!!
Parabéns!!!

Unknown disse...

Ótimo post, bem explicado. ^^

Unknown disse...

muito bacana mais ainda não tenho a capacidade de criar um app sozinho.

Mais ta ficando muito bacana.

Parabéns.

Anônimo disse...

Está boom...
eu procuro por um tuto mais avançado... quero saber sobre codificação unicode, estou lendo um do site PythonBrasil, preciso de um mais para iniciante no assunto.
parabéns pelo trabalho.